Quem Somos

Myrna Porcaro

Se tem uma palavra que move o trabalho de Myrna Porcaro, ela se chama desafio.
Apaixonada pela profissão e obstinada por buscar o extraordinário em tudo que faz, Myrna tem vencido vários desafios desde que escolheu ser arquiteta. Aliás, uma escolha precoce: ainda menina, uma experiência da reforma de sua casa aproximou-a da prancheta e esquadro. Foi o suficiente para que declarasse em alto e bom som: quando crescer, quero ser arquiteta.

Essa paixão despertada na infância começou a tomar forma na década de 1980, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde se formou em 1986. Com personalidade irriquieta, Myrna também estudou design e, a certa altura, resolveu que estava na hora de ampliar horizontes.

Mudou-se para Paris, onde morou por três anos e, por lá, fez vários cursos de especialização em aquitetura e design de interiores. Entre eles “Certificat d’etudes approfondés en architecture – Anné 1986/1987, intitulé: Le bois dans lárchitecture, Une architecture de bois (A madeira na arquitetura, uma arquitetura de madeira)” e “Certificat d’etudes approfondés en architecture – Anné 1987/1988, intitulé: Archhitecture et economie des equipementos culturelles (Arquitetura e economia de equipamentos culturais)”, além de frequentar cursos de história da arquitetura no Museu do Louvre. Acostumada a aproveitar seu tempo de forma integral, além de mergulhar no mundo acadêmico, Myrna teve a oportunidade de trabalhar na capital francesa.

Por lá, projetou e decorou a residência da família Bouleuc, de 800m². De volta ao Brasil, Myrna trabalhou em escritórios de consagrados arquitetos, onde, como “aluna” atenta, aprendeu a romper limites e a pensar de forma mais livre.

Hoje o nome de Myrna Porcaro é uma assinatura de projetos arquitetônicos e de interiores que, se não podem ser resumidos em palavras, tem em comum a mistura perfeita entre sofisticação, bom senso, informação e personalidade. Nenhum projeto da arquiteta é por acaso: tudo é fruto de muita pesquisa e uma capacidade nata que ela tem de traduzir o imaginário de seus clientes em edificações e projetos de interiores que primam pela beleza. Com domínio dos idiomas francês, inglês e italiano, Myrna Porcaro costuma fazer um sem número de viagens de pesquisa pelos quatro cantos do mundo, que segundo a arquiteta, além de um prazer, são excelentes oportunidades para reciclar o conhecimento. Da menina que um dia sonhou em ser arquiteta,

Myrna é hoje reconhecida não só em Belo Horizonte, onde nasceu, mas também em São Paulo e Miami, endereços de seus outros dois escritórios, além do que comanda na cidade natal. Espontânea, inteligente, vibrante, e com um senso estético afiadíssimo. Assim é Myrna Porcaro que, neste ano de 2015, ainda nos brinda com um livro com os principais projetos de residências, apartamentos, escritórios, clínicas, lojas…

Deleite-se. Onde Myrna Porcaro põe a mão, pode ter certeza da garantia de gratas surpresas.

 

10430370_811974878868231_6915073167092016617_nPor Lenora Rohlfs

Currículo Completo Perfil Completo